A manhã de 11 de setembro de 2001 (terça-feira) seguia como mais uma manhã normal para todos os habitantes deste planeta, pelo menos até as 08h46min,quando vôo 11 da American se chocou com a Torre Norte do World Trade Center (WTC). Dai em diante certamente todos os habitantes do planeta terra tinham algo em comum. Estavam todos com seus rádios, tv’s, computadores ligados e esperando notícias do mesmo fato. Os ataque as torres gêmeas .

As redes de tv enviaram muitos repórteres para cubrir o caso. Não tinha um canal de tv que não estivesse noticiando o acontecimento. Nós, espectadores da tragédia assistimos como se diz, ” tudo de camarote”. Vários ângulos, várias versões apresentadas, várias histórias… Mas enfim? O que aconteceu em 11 de setembro de 2001?

 

 

O fato é que…

houve uma série de atentados nos Estados Unidos. Foram ataques contra alvos civis, ou seja pessoas, que estavam nos prédios trabalhando, estudando, fazendo suas atividades normais do dia a dia. O sentimento do eterno orgulho americano estava ferido.

Neste dia, quatro aviões comerciais foram seqüestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, maior símbolo do poder americano, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia.

A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano afirma que os passageiros enfrentaram os supostos seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3.234 pessoas, o desaparecimento de 24 e certamente medo e insegurança em toda a nação americana.

Mas de quem é a culpa…

Osama bin Ladenno dia 29 de Outubro de 2004, Osama bin Laden, lider do grupo militante Islâmico al-Qaeda, assumiu explicitamente a responsabilidade pelos ataques de 11 de setembro. “Nós decidimos destruir as torres na América… Deus sabe que não nos ocorreu originalmente essa idéia, mas nossa paciência se esgotou diante da injustiça e inflexibilidade da aliança entre Americanos e Israelenses contra o nosso povo na Palestina e no Líbano e então a idéia surgiu na minha mente”, afirmou Osama, desde então, a pessoa mais procurada pela ira dos americanos. Vivo ou morto.

Verdade ou mentira…

desde os ataques de 11 de Setembro de 2001, surgiram uma variedade de teorias conspiratórias que disputam com o discurso oficial a narrativa dos eventos que ocorreram em, e após, 11 de setembro de 2001. Embora o discurso oficial também fale sobre uma conspiração, envolvendo membros da Al Qaeda, a expressão “teorias conspiratórias sobre 11/9″ geralmente se refere unicamente às teorias sobre uma “operação interna”. Tipicamente, as teorias incluem sugestões de que indivíduos do ou associados ao governo dos Estados Unidos da América sabiam dos ataques iminentes e se recusaram a agir, ou que os ataques foram forjados pelo próprio governo, com o objetivo de incitar os ânimos e angariar a lealdade do povo norte-americano.

Algumas teorias conspiratórias afirmam que o desabamento das torres do World Trade Center foi o resultado de uma demolição controlada. Outras também, argumentam que um avião comercial não impactou contra o Pentágono e que o Vôo 93 da United Airlines foi abatido em pleno ar.

 

O mundo depois do 11 de setembro…

esse trágico acontecimento marcou a vida do mundo inteiro (e não é nenhum exagero afirmar isso). Pessoas de todos os cantos do globo se comoveram e se chocaram com essa violência. Pois não há motivo real que leve a execução de tal intolerância para com a vida. Pessoas inocentes que não tinham nada a ver com jogos políticos ou econômicos pagaram por um pecado que certamente não cometeram.

Será que assim se resolve alguma coisa? Pra que serviram aqueles ataques? Mudou alguma coisa? Pois é, eu também acho que não…

About these ads